Um projeto idealizado pelo professor Ronaldo Carvalho e produzido por alunos de Comunicação Social da Facitec. Tem como principal objetivo esclarecer dúvidas, mostrar novidades e compartilhar conhecimentos sobre a área publicitária.

 

A equipe Branding busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho, oferecendo uma interação com profissionais firmados no mercado. Entrevistas, referências, textos, links, fotos, tudo isso lhe conduzirá para o universo criativo da Publicidade brasileira. 

 

O Branding também será responsável por concursos como o "Ranking de Criação", "Abertura de Semestre" palestras e bate-papo com os publicitários das agências de Brasília e, quem sabe, do País.

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quinta-feira, 30 de abril de 2009

Trailer Transformers 2

Para quem curtiu o primeiro, vêm aí novos efeitos.



Postagem: Vini

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quarta-feira, 29 de abril de 2009

Eu odeio Jingle ruim

Para se tornar mais relevante para as agências de Florianópolis, a produtora TumDumÁudio fez uma ação, ou como eles mesmos dizem, um escândalo em frente às agências da cidade. Na semana posterior à ação, que foi realizada em outubro do ano passado, 9 das 10 agências visitadas solicitaram orçamento na produtora. Nessa hora, vale pensar naquilo que uma vez disseram na faculdade: “só é lembrado quem é visto”.



Postagem: Christyan Schneider

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terça-feira, 28 de abril de 2009

Última do dia - Palestra de design!!

Amanhã (29/04) tem palestra na Universidade de Brasília (UNB) com o designer de protutos Levi Girardi. Levi é dirigente da Questto Design e vencedor de vários prêmios no Brasil e no exterior, como o IF Awards 2004.

Informações:
29 de abril de 2009, às 16 horas.
Auditório do CEAM, Edifício Multiuso 1 - Campus Universitário Darcy Ribeiro.

As inscrições são gratuitas e serão feitas na hora do evento.

Postagem: Marcos Nobre

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QRX - Nova Identidade Visual

O evento automobilístico Quatro Rodas Experience, promovido anualmente pela Editora Abril, trará mudanças na sua quarta edição. A novidade principal, é a mudança do nome do evento que passa a se chamar QRX, e também, a nova identidade visual criada pela Samba.O evento reúne as principais montadoras de motos e carros do País, e traz este ano mais novidades como área de games, circuito de bikes, exposição de carros antigos, globo da morte e os já tradicionais test-drives.

O QRX acontece entre os dias 5 e 14 de junho, no Autódromo de Interlagos em São Paulo.

Fonte: Meio e Mensagem

Postagem: Vini

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Gordo-Propaganda

Salve povo Brandiano! Tava dando aquela passada pelo CCSP e descobri que o Ronaldo será o novo garoto-propaganda da marca Bozzano, a mais nova patrocinadora do Timão. A empresa pretende atingir 10% de participação no mercado brasileiro. O mais curioso é a excelente fase que o Corinthians tem vivido graças a um excelente Branding. A contratação do Fenômeno foi o ponto culminante dessa nova fase.
Com certeza, o filme Fiel, lançado em março, há de colaborar com a paixão dos corinthianos. O filme é dirigido por Andrea Pasquini e tem como roteiristas o apresentador Serginho Groisman e o escritor Marcelo Rubens Paiva.
Saiba mais aqui.
Antes que restem dúvidas, sou São Paulino, mas tive de fazer esse post. Rs

Postagem: Christyan Schneider

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segunda-feira, 27 de abril de 2009

Prêmio ABRE Design e Embalagens

A ABRE - Assossiação Brasileira de Embalagens - está realizando o Prêmio Abre Design e Embalagens.

Em sua 9ª edição, o Prêmio possui reconhecimento internacional e é considerado o mais importante concurso nacional de embalagem. Os vencedores têm seus trabalhos expostos nas principais feiras mundiais, e podem concorrer ao WorldStar, o mais importante prêmio internacional do setor, realizado pela Organização Mundial de Embalagem – WPO, que apóia o Prêmio ABRE.

O Prêmio ABRE possui ao todo seis módulos – Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de materiais, Conversão e impressão, Marketing e Especial – divididos em estratégicas categorias que representam importantes frentes de atuação do setor. A avaliação das embalagens inscritas é feita através de rigorosos critérios por um grupo de profissionais especializados em diversas áreas do segmento de embalagem.

Acesse e confira: Prêmio Abre Design e Embalagens

Indicação: Christyan Schneider

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2º Design Show

Anteriormente, indicamos um evento para aqueles que se interessam por Atendimento e Planejamento. Dessa vez, a boa pedida é para a galera que curte design. No dia 30 de maio, em São Paulo, vai rolar o 2º Design Show promovido pela Revista Computer Arts. O evento oferecerá um ciclo de palestras e workshops em único dia, com foco nas “principais vertentes de design”. Participarão profissionais do cenário nacional e internacional, abordando temas como design gráfico, motion design e design interativo.

Para os estudantes que forem em grupo, rola um bom desconto no investimento do ingresso.

Programação, palestrantes, endereço e preços no site do Design Show.

Indicação: Vini

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Entrevista com Kátia Viola - Atendimento Publicitário

O Branding preparou uma super entrevista sobre Atendimento Publicitário com Kátia Viola.

Kátia é gestora de contas na agência Contemporânea (Rio de Janeiro). Nos últimos dois anos tem se dedicado na divulgação e valorização da função de Atendimento, fazendo palestras em universidades e ministrando ou promovendo cursos. Atua no GAP - Grupo de Atendimento e de Planejamento - onde exerce a vice-presidência. Também é blogueira, autora do blog Fazendo Atendimento Publicitário, o único espaço na web totalmente dedicado à função.


Branding: Fale sobre a sua trajetória no mercado, e sobre o que te levou a escolher trabalhar como Atendimento.

KV: Comecei a trabalhar em agência como Tráfego - pessoa responsável por coordenar os trabalhos em andamento dentro de uma agência. Dessa forma, pude ter domínio de todo o processo de um job, desde a entrada em criação até a entrega do produto final. Isso me deu muita experiência em gerenciamento, logística, negociação e relacionamento interpessoal. Ficou faltando, porém, a parte do trabalho que se passava fora da agência, a relação com o anunciante, o cliente. Daí nasceu a vontade de trabalhar como Atendimento. Coincidentemente, aconteceu uma coisa que me ajudou a começar na área. Na nossa profissão há muitos modismos e, de repente, as agências acharam que a função de Tráfego não fazia sentido (mais ou menos o que se passou há alguns anos em relação à função de Atendimento) e esses departamentos foram sendo extintos. Costumo dizer que perdi o emprego, mas ganhei uma oportunidade. Havia uma vaga para assistente no departamento de Atendimento e eu então agarrei essa chance, comecei tudo de novo e estou nessa... há 17 anos.

Branding: Na faculdade, a maioria dos estudantes deseja trabalhar na criação e existem poucas disciplinas voltadas para a área. Geralmente, as mulheres optam pelo Atendimento. Como estudantes, percebemos que o foco é bem maior para a criação. Diante disso, como você vê a qualificação dos recém-formados em publicidade que desejam trabalhar com Atendimento?

KV: Observo isso tudo com muita atenção e preocupação. É fato que as faculdades ainda oferecem mais horas-aula em relação à criação, mas isso não é tudo. A maioria das escolas junta numa mesma cadeira Atendimento e Planejamento. Além de confundir o estudante – ele vai achar que Atendimento e Planejamento são uma única função, necessariamente exercida por um só profissional – ocasiona também a diminuição das horas-aula dedicadas para Atendimento. O que resulta daí é que poucas pessoas com potencial são estimuladas a, pelo menos, considerar a possibilidade de exercer essa atividade. O recém-formado acaba “caindo de pára-quedas” no Atendimento, muitas vezes interpretando isso como um “prêmio de consolação” e não como uma possibilidade real de carreira, ou seja, o único meio de entrar numa agência quando não há vaga em criação. O problema também existe nas agências que contratam profissionais inexperientes ou despreparados, porque não entendem a importância desse profissional para o seu negócio. Esses profissionais, por sua vez, são mal remunerados, e desestimulados a seguir a profissão, projetando a imagem do Atendimento como ineficiente e dispensável. Há ainda desconhecimento a respeito da importância do Atendimento no mercado e na faculdade, mas eu percebo que isso vem mudando, já que o Atendimento tem sido uma das carreiras que mais cresce em importância dentro das agências. Também tem se falado mais no assunto, e uma coisa leva à outra. Os estudantes, como vocês, estão correndo atrás, buscando informação por iniciativa própria, a prova disso é o que estamos fazendo aqui, nessa entrevista. Em breve esse cenário muda.

Branding: Aproveitando o assunto criação, no seu blog tem uma postagem com um artigo escrito por Jon Steel, em que ele fala sobre a relação entre Atendimento e Criação. Mas queremos saber, na sua opinião, qual a relação que o Atendimento deve ter com a Criação dentro da agência?

KV: O artigo do Jon Steel, que vocês citam, é muito interessante porque coloca as coisas em correta perspectiva: quanto mais forte o produto criativo, mais forte deve ser o Atendimento. Steel é considerado uma das maiores autoridades em Planejamento, mas começou sua carreira como Atendimento, tendo conhecimento de causa para afirmar o que afirma. Mas eu gostaria de pontuar que o Atendimento tem que se relacionar bem com todos os setores da agência, não só com a criação. Colaboração é a palavra de ordem. Hoje essa história de “cada um no seu quadrado” só é engraçada na musiquinha. Temos, é claro, habilidades específicas para cada atividade exercida dentro de uma agência, mas o trabalho em grupo é fundamental. Mas como a pergunta é específica sobre a relação com a criação, vamos lá. Para não ficar só na teoria vou dar exemplos práticos de colaboração e integração entre as áreas: um briefing pode ser feito a quatro mãos, pode ser discutido entre Atendimento e Criação antes de ser colocado no papel. O Atendimento deve inspirar a Criação, discutir caminhos e idéias, participar dos brainstormings. A Criação pode, e deve, ir ao cliente de vez em quando, não só para apresentar as campanhas, mas também para pegar um briefing, discutir possibilidades etc.

Branding: Como surgiu a idéia de criar o blog "Fazendo Atendimento Publicitário"?

KV: Surgiu da insatisfação de como a função de Atendimento tem sido pouco divulgada e valorizada. Pesquisei bastante antes de criar o blog, e constatei que não há um só espaço dedicado exclusivamente a essa atividade. Como dissemos anteriormente, nem todas as faculdades oferecem essa disciplina da forma mais adequada. E quando se busca referências, elas estão muito pulverizadas. Então, criei esse espaço em 2007 e ali consigo congregar todas as informações que coleto, pesquiso e analiso sobre Atendimento Publicitário. Quem quiser se aprofundar no assunto encontra opinião, bibliografia específica, dicas de cursos dentro e fora do Brasil, entrevistas com profissionais da área, artigos publicados aqui e no exterior, enfim, um vasto material. E, o melhor de tudo, você pode discutir, opinar, trocar informações e interagir.

Branding: Pelo blog, dá para perceber que você é apaixonada pela sua área de trabalho. Esclareça para a galera a importância do Atendimento dentro de uma agência de publicidade.

KV: Gostamos do que fazemos quando sabemos a sua importância e entendemos por que fazemos. Ser Atendimento é ser um gestor de negócios, muito mais do que um leva-e-traz. Poderíamos dizer, a grosso modo, que tudo começa e termina no Atendimento, por isso a nossa responsabilidade é enorme. Quanto mais complexa se torna a comunicação entre marca e consumidor, mais complexo fica o papel de uma agência de comunicação, e mais importante fica o Atendimento, que é quem vai liderar todo o processo dentro da agência e com o cliente. Hoje, costuma-se dizer que o Atendimento é o “integrador do processo de comunicação”. Sua função não é meramente administrativa, mas de liderança e de colaboração em todas as fases do trabalho. Há vários artigos no meu blog que falam sobre a importância da função de Atendimento. Convido-os a passear por lá e dar uma lida.Link
Branding: Para finalizar, cite alguma experiência importante que marcou seu trabalho ao longo desses 17 anos no mercado.

KV- Por incrível que pareça, houve um tempo em que não havia Internet. Isso pode parecer impossível de imaginar para quem já nasceu conectado, como acredito ser a realidade da maioria de vocês aí do Branding Interativo. Mas o mundo era assim há bem pouco tempo. Me lembro muito bem, em meados da década de 90, como foi marcante poder trabalhar em rede com tanta agilidade. Estava na J. Walter Thompson e atendia a conta da De Beers (na época, a maior mineradora de diamantes do mundo). A conta era atendida pela JWT em 27 países. Nós trocávamos informações todos os dias, nos beneficiando das experiências de nossos colegas em seus mercados, e podendo interagir e ter conhecimento sobre culturas e realidades de vida bem diferentes, como a indiana, a africana, a norte-americana e por aí vai. Mesmo hoje, com toda essa facilidade, não são todos os profissionais que conseguem, de fato, ter uma experiência nesse nível de trabalho global, por isso, até hoje, permanece marcante para mim.

Entrevista: Keyane Dias

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sábado, 25 de abril de 2009

"O Papel da Agência no Ambiente de Marketing das Empresas"

Nos dias 4 e 5 de maio vai rolar no Rio de Janeiro o Seminário "O Papel da Agência no Ambiente de Marketing das Empresas". O evento será realizado pelo Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP-RJ), que trará um detalhamento sobre as maiores necessidades dentro de um processo de comunicação. Um dos convidados do Seminário é Ingrid Bückmann, que já trabalhou como Gerente Nacional de Propaganda da Coca-Cola, e hoje trabalha com a Shell América Latina. Uma boa oportunidade para quem trabalha, ou se interressa por Atendimento e Planejamento. Estudantes cariocas, aproveitem! As inscrições vão até o dia 29 de abril.

Programação e ficha de inscrição aqui.

Indicação de Kátia Viola - atendimentopublicitario.blogspot.com/


Postagem: Keyane Dias

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Merchan da Maionese

Geralmente, os merchandisings que vemos são completamente caretas e enjoativos. Mas, no programa Toma Lá Dá Cá dessa terça-feira, 21, rolou um merchan muito bem humorado da Maionese Hellmann`s com mais de 10 minutos. Uma boa sugestão do programa.



Postagem: Christyan Schneider

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quinta-feira, 23 de abril de 2009

Alta qualidade

Isso sim é impressão de alta qualidade! Não precisa dizer mais nada! Criação da CLM BBDO de Paris.




Fonte: Fubiz


Postagem: Christyan Schneider

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Manual do Estagiário

Eaê galera! Para quem está estagiando ou procurando estágio na área de criação, e também para quem deseja montar um portfólio, vai aí uma grande dica: o Manual do Estagiário. Formulado por Eugênio Mohallem, um dos redatores mais premiados do País, o Manual busca ajudar todos os que estão entrando no mercado, desde a criação do portfólio até como se comportar na hora de apresentá-lo.


Este é apenas um material desenvolvido por um publicitário que teve a idéia de ajudar e, de talvez, simplificar a vida de quem está começando. Não vá transformar o Manual em Bíblia e, muito menos, adorar o cara como um Deus. Como ele mesmo disse: "São apenas opiniões. Por favor, não acredite cegamente. Não leve ao pé da letra. Não transforme em dogmas. Existe a real possibilidade de que eu esteja enganado. Eu nunca fiz estágio."
Leia, (re)leia, (re)leia, (re)leia, (re)leia, (re)leia, (re)leia, (re)leia. Vale a pena!!!


Indicação: Pedro de Souza

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quarta-feira, 22 de abril de 2009

Concurso Wolda'09

O Worldwide Logo Design Annual é uma premiação de renome mundial que possibilita o reconhecimento dos profissionais que trabalham com design gráfico. A oportunidade de participar já está aberta! O Wolda'09 vai premiar os melhores logotipos e marcas produzidas durante o ano de 2008 e 2009. Podem participar designers gráficos, estúdios, agências e estudantes de qualquer parte do mundo. Os logotipos concebidos em 2008 têm até o dia 30 de junho para se inscrever, para os logotipos concebidos em 2009 a data de inscrição vai até o dia 31 de janeiro de 2010.



Os vencedores das três categorias (Melhor do País, Melhor do Continente e Melhor do Mundo) receberão troféis e outros benefícios, como ter sua idéia esposta no anuário do Wolda de 2009. Para se inscrever é necessário fazer cadastro no site, preencher as informações e enviar o logo em formato vetor. No site (em inglês) você também confere os vencedores dos anos anteriores.

Mais informações e inscrições aqui.

Fonte: Zupi

Indicação: Vini

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terça-feira, 21 de abril de 2009

World Builder

Iae galera brandiana! O papo hoje é sobre um curta-metragem que vi nesse fim de semana, se chama World Buider de Bruce Branit. Possui um roteiro sensível e tocante, com uma das melhores edições de vídeo que já vi em curtas. Ele foi filmado em um só dia, mas levou dois anos de pós-produção. Quanto à história, vou deixá-los curiosos. Assistam e vejam.




Postagem: Marcos Nobre

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segunda-feira, 20 de abril de 2009

Enxame.tv

O Enxame.tv é uma espécie de liquidificador de conteúdo. Trata-se de uma webTV que segue a mesma linha de redes socias como os blogs, porém, todo o conteúdo é oferecido em videopodcasts com qualidade HD. O Enxame.tv é formado por "jornalistas, publicitários, produtores, artistas, músicos, antropólogos, gurus, mendigos e nerds de todos os gêneros" (palavras retiradas do próprio perfil do Enxame no facebook). O conteúdo vai desde um passeio na madruga pela Rua Augusta, passando pelo show do Radiohed, cinema e videopodcasts com os profissas do mercado.

"Não é um lugar, é um movimento".


Indicação: Vini

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Boticário - O Peixe

Lindo e emocionante! Esse é o novo vídeo da Boticário para o Dia das Mães, que mistura live action com animação. A criação é da AlmapBBDO. Confira o manking of da campanha e, abaixo, o filme publicitário.

Fonte: Brainstorm#9


Postagem: Christyan Schneider

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sábado, 18 de abril de 2009

Wave Festival prorroga inscrições

As inscrições de propostas para o Wave Festival foram prorrogadas. As agências e produtoras que desejarem enviar suas peças têm até o dia 27 de abril. Os profissionais interessados concorrerão nas seguintes categorias: Film, Press/Outdoor, Direct, Cyber, Promo, Rádio, Design e Blue Wave (nova categoria).

Inscrições no site do Wave Festival.


Fonte: IAB Brasil

Postagem: Keyane Dias

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quinta-feira, 16 de abril de 2009

4.000

Para muitos é apenas mais um número, para outros é uma grande quantidade. Mas para os que participam é um grande marco. É gratificante de nossa parte ver que após um começo incerto e uma perda um tanto quanto inusitada, a bandeira que levantamos com orgulho está sendo reconhecida e vista por tanta gente. Esperamos que todos que acessaram ao Branding voltem sempre, as portas brandianas estarão sempre abertas. A opinião de nossos leitores também é de suma importância, para que nosso humilde blog possa se tornar um vigoroso site e, quem sabe um dia, uma vigorosa agência. Ah sim! Nosso agradecimento a todos vocês pelas visitas diárias!

Que nossos 4000 acessos se multipliquem, sempre, é claro, com o apoio dos nossos leitores e de todos que estão neste projeto até hoje.


Postagem: Kaio

Wave Festival 2009

A revista Meio e Mensagem promove entre os dias 11 e 13 de maio o Wave Festival 2009. O festival vai premiar os melhores profissionais da América Latina no ano de 2008. Infelizmente, o evento não é pro bico de meros estudantes como nós, o ingresso custa US$ 950 (evento completo) e US$ 200 (jantar de encerramento), inscrições até 8 de maio. Já as inscrições das peças concorrentes às premiações, que vão até dia 17 de abril, têm outros valores.





Quem puder ir, por favor, aproveite por todos nós!!!!
Mais informações no site do evento.


Postagem: Keyane Dias

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Microsoft 20 anos

A Microsoft divulgou nesta terça-feira a marca escolhida para comemorar os 20 anos da empresa no Brasil. A marca foi escolhida através de um concurso que contou com mais de 700 propostas. O vencedor, Roger Bernardi Hespanhol, terá sua marca publicada em todas as peças comemorativas dos 20 anos da empresa, que será em setembro.


Roger ganhou um Xbox 360 com controle sem fio e três jogos: Windows Vista Ultimate, Office Professional 2007 e Expression Studio 2.

Ps.: desculpem não termos postado nada sobre o concurso antes.

Postagem: Keyane Dias

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terça-feira, 14 de abril de 2009

Future Lions - Cannes

Link
Uma bela oportunidade para quem deseja mostrar seu trabalho e, quem sabe, ser reconhecido por profissionais de todo o mundo, é o concurso Future Lions. Promovido pela AKQA em parceria com o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, o concurso é aberto para estudantes de qualquer país. O desafio é criar uma campanha publicitária global de uma maneira que não seria possível há 5 anos atrás. Não existem regras em termos de mídia e tecnologia, bem como em torno dos produtos e do público-alvo.

As 5 ideías vencedoras do concurso ganharão ingressos para o Festival de Cannes, e serão homenageadas durante o evento com o Future Lion Cub, um brinquedo de edição limitada desenhado pela AKQA. O prazo para inscrições encerram no dia 4 de maio.

Mais informações no site do Future Lions.


Postagem: Vini

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20 mil furos

Imagine a seguinte situação: você tem que vender a qualidade da precisão dos furos de uma furadeira. O que fazer agora? Que tal desenhar em um outdoor uma furadeira com mais de 20 mil furos milimetricamente calculados em profundidade e distâncias? Foi o que fez a Saatchi & Saatchi da África do Sul para a Makita.






LinkFonte: Quiet Glover


Postagem: Christyan Schneider

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Sua vez de ser admirado

Certa vez, em uma das Aberturas do Semestre da Matriz, nosso brother Alex Coelho disse que a publicidade pode ser feita como apropriamento da arte. E foi exatamente isso que foi feito na criação da DSC para divulgar a Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

O MARGS é considerado o principal museu de arte do estado e um dos mais importantes do País, reunindo em seu acervo quase 3000 obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Já foram sediadas mais de mil exposições ao longo de sua cinqüentenária trajetória.




Link

Saiba mais sobre a AAMARGS aqui.

Postagem: Christyan Schneider

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domingo, 12 de abril de 2009

The ZDF Batbus

Iaê galera brandiana, nada melhor que um super feriadão pra todo mundo curtir!

Indo direto ao assunto, trago hoje um vídeo mostrando que grandes idéias podem vir de coisas simples. Notem a forma de mídia utilizada nessa campanha para divulgar o filme Batman Returns (1992) do diretor Tim Burton.

Como funciona:
Com o aumento da velocidade do ônibus, o ar faz com que o boneco do Batman seja elevado, chamando assim a atenção dos passageiros para os adesivos que mostravam o horário e data de exibição do filme. Criatividade realmente não tem limites.



Postagem: Marcos Nobre

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quinta-feira, 9 de abril de 2009

14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Estão abertas as inscrições para o 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário. A mostra competitiva será de 29 de julho a 9 de agosto, mas as inscrições vão até 30 de abril. Podem participar curtas de até 30 minutos em que, pelo menos, 3 funções técnicas sejam ocupadas por universitários.

Paralelo ao festival, acontecerá o Concurso de Roteiros do Projeto Sal Grosso. O intuito é reunir uma equipe mista de estudantes de cinema e audiovisual de todo o País para produzir um curta de 10 minutos, que será exibido na edição do FBCU do ano que vem. O período de inscrições dos roteiros também vai até 30 de abril.


Mais informações e fichas de inscrição acesse o site do festival.


Postagem: Keyane e Vini

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quarta-feira, 8 de abril de 2009

Forests for Life - WWF

Forests for Life é última campanha da WWF. A criação é da Agência Ogilvy & Mather, Bangkok. Não precisa nem explicar a sacada das peças...




Fonte: ideafixa.com


Postagem: Keyane

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domingo, 5 de abril de 2009

Brasília 50 anos

A logo escolhida para o cinquentenário de Brasília foi a do arquiteto e urbanista Antônio Danilo Moraes Barbosa. Concorrendo com outras 400 propostas de todo o país, ele elaborou um conceito juntando as idéias dos traços daqueles que deram vida à cidade: Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão.


A partir do dia 21 de abril, a marca será utilizada em todo material impresso, publicitário e de eventos do GDF ao longo deste ano. A premiação conta com a divulgação da logo e um prêmio no valor de R$15 mil reais, que será entregue no evento dos 49 anos de Brasília.

Postagem: Marcos Nobre

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sábado, 4 de abril de 2009

Desafio SEBRAE

Participe do Desafio SEBRAE 10 anos, um jogo virtual para universitários de qualquer curso. Junte sua equipe e dê o primeiro passso: inscreva-se.







Indicação: Sanny

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quinta-feira, 2 de abril de 2009

Entrevista com Eliane Nascente - Agência Cannes

Em visita a Agência Cannes, o Branding conversou com Eliane Nascente.

Eliane Nascente atua há 12 anos no mercado publicitário, e há 5 anos trabalha como Gerente de Atendimento na Agência Cannes.

Branding: Como é o perfil de um profissional de Atendimento e o que um estudante interessado nessa área tem que fazer para conseguir uma boa vaga no mercado?

Eliane: O Atendimento é a alma da agência, de nada adianta termos uma campanha super criativa se o Atendimento não vender bem a idéia. Um dos maiores desafios para o Atendimento é fidelizar seus clientes. Falar bem, ter postura ética e profissional e estar sempre atualizado fazem parte do perfil do profissonal de Atendimento. É uma área que não tem portfólio, diferente dos criativos, então o seu marketing pessoal é primordial na hora de uma possível contratação.

Branding: Qual o diferencial da Cannes em relação às outras agências?

Eliane: A Agência Cannes tem 50 anos de mercado. Possui uma estrutura enxuta, mas preza muito pela qualidade de seus serviços. Na filial de Goiânia se concentra toda parte criativa. Já o Planejamento, Atendimento e Distribuição das mídias é feito aqui em Brasília. Atualmente, a Cannes se encontra em uma posição muito boa no mercado, logo possui clientes fiéis. Hoje atuamos principalmente no ramo varejista, um mercado que cresce bastante, se tornando muito vantajoso para as agências, assim como contas do governo.

Conheça o trabalho da Agência Cannes: http://www.cannes.com.br/

Entrevista: Sanny

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quarta-feira, 1 de abril de 2009

Almanaque - Papo de galera

O Branding ouviu o que a galera tem a dizer sobre o 4º Almanaque de Criação. Agradecemos a colaboração de todos em nossa modesta cobertura. É muito bom ouvir pessoas de faculdades diferentes.

Luiza Reinehr Tabet - 5º semestre - IESB
Um momento marcante para mim foi no último dia, quando percebi o quanto se pode aprender com outras culturas sobre um mesmo assunto, criatividade. Eu tinha dúvidas se os palestrantes, que são mestres no mercado, arriscavam junto aos seus clientes, criando propagandas que poderiam ser tiradas do ar. Pelo que vi, acho que eles nem sentem medo. Mudei meu conceito sobre a situação do mercado na crise quando ouvi que “nenhuma crise derruba a criatividade".


Erick Veiga Moneró - 9º semestre – UnB
O Almanaque surpreendeu com a qualidade dos palestrantes, além das promoções e da leitura de portfólio. Dois momentos foram marcantes para mim: quando foram anunciados os ganhadores do concurso, pois eu fui um deles, e a gravação do Videocast com grandes nomes traçando um panorama do mercado. Essa foi a melhor parte, pois ali foram apresentadas dúvidas e esclarecimentos acerca das reais necessidades e dúvidas do estudante e iniciante na área. Mudei alguns conceitos sobre questões técnicas de produção que foram abordadas pelos palestrantes, como o case do Punto T-Jet.

Pedro de Souza - 3º semestre - Facitec
Todas as expectativas foram alcançadas. Compensou a correria para chegar no horário e não perder um minuto sequer. Gostei muito da palestra “os rumos da publicidade em tempos de crise", do Fernando Campos. Ele mostrou que é possível ser criativo e ousado mesmo em tempos financeiramente ruins. Na palestra do Jeff Paiva foi onde mais aprendi. Graças a sua experiência com mídias online, que é um meio infinito de oportunidades, acabei mudando alguns conceitos que tinha formado sobre publicidade, e aprendi muitos outros também.

Danielle Guerra - 5º semestre - Universidade Católica
Fico em dúvida se realmente foi um evento feito por alunos. Brincadeiras à parte, gostei muito do que vi e ouvi. Foi uma injeção de ânimo!! Me impressionou bastante a palestra do Guga Ketzer, um cara novo em uma epóca digitalizada, mas com a mente aberta sobre um assunto que parecia desaparecer no momento: mídias tradicionais. Foi marcante ver os profissionais abrindo seu mundo, suas facetas, mostrando o glamour da profissão e suas desventuras dentro do contexto do tema proposto. Um ponto que mudou meu conceito foi ouvir que a crise financeira atual é a grande aliada para grandes idéias surgirem e grandes gênios serem descobertos. A grana varia muito, não há grandes ou pequenas verbas o que há são grandes mentes.

Tatianne Melo - 5º semestre - Facitec
A palestra da Suzana Apelbaum foi muito marcante, ela soube se expressar muito bem e com simpatia, o que prendeu a atenção de todos. Além disso, deu bastante enfâse ao uso das mídias sociais, e como esses meios podem ser bem aproveitados atualmente. A palestra do Guga esclareceu alguns questionamentos que eu tinha sobre qual o rumo que a publicidade está tomando atualmente, e como devemos atuar diante disso. Ele falou que devemos estar atentos ao uso das mídias tradicionais mesmo diante da importância de novos meios e, antes de tudo, ter sempre uma boa idéia.


Postagem: Keyane e Vini

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O que rolou no 4º Almanaque

Galera, segue um resumo do que rolou nos 4 dias de Almanaque. Pedimos desculpas pela demora.

1º dia:

Regina Augusto - Editora Chefe da Meio e Mensagem

Abriu o Almanaque falando sobre as agências européias, e ressaltou que a publicidade brasileira tem um certo reconhecimento no exterior. Segundo ela, tem que haver um desapego com o comum, ou seja, priorizar a liberdade de criação já que tudo converge. Mostrou ainda cases de algumas agências européias e falou sobre os impactos das tecnologias no trabalho publicitário.

Carlos Grillo - Casa Nova

Cobriu a palestra que seria do Alex Schoenburg (AG 407) que não pode comparecer. Carlos falou um pouco sobre sua trajetoria até chegar a Casa Nova como empresário de marketing promocional. Mostrou seu case de sucesso feito para a Caixa, o projeto "Eu faço cultura".

2º dia:

Suzana Apelbaum - Diretora de Criação da Hello Interactive

Suzana conquistou muitos aplausos do público, pois além de talentosa é muito carismática. Focou o bom uso da internet na publicidade, além de vários cases de sucesso. Falou também sobre o sucesso do Twitter e como esse meio pode ser utilizado na publicidade.

Jeff Paiva - Gerente de Social Media da Click

A partir do tema "Open source branding" (as marcas falam) relatou a mudança da comunicação no cenário mundial. Para ele a relevância é a palavra chave para as redes sociais, ou seja, a importância da idéia torna-se ferramenta de marketing.

3º dia:

Guga Ketzer - Diretor de Criação da Loducca

Com o tema "Há lugar para a publicidade tradicional em um mundo de novas tendências?", Guga alavancou muitos risos e aplausos do público ao mostrar seus premiados cases como da MTV Brasil, Nextel, Peugeot e outros. Ressaltou o quanto a propaganda irreverente pode funcionar, segundo ele, sair do comum ainda é uma das maneiras mais pertinentes de chamar atenção de um público cada vez mais saturado de informação.

Fernando Campos - Diretor de Criação da Santa Clara

É um dos redatores mais premiados dos últimos 6 anos. A partir do tema "Os rumos da publicidade em tempos de crise", mostrou que os investimentos publicitários não deixaram de crescer, por isso, ressaltou a importância do bom uso do dinheiro do cliente a partir da escolha da mídia.

4º dia

Gravação do Podcast com: André Matarazzo, Ricardo Figueira, Dudu Camargo e Sérgio Mugnaini.


Em um papo descontraído, eles retrataram a realidade do mercado e abriram um leque de dicas para quem quer ingressar na área. Compartilharam experiências pessoais e falaram sobre a comunicação digital. Deixaram claro que, muitas vezes, o lado artístico e conceitual vale muito mais que o técnico.
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No final do evento foi divulgado o resultado do Concurso de Criação e as peças vencedoras foram apresentadas ao público. Quem ainda não viu pode conferir no blog do Almanaque.


Postagem: Sanny

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