Um projeto idealizado pelo professor Ronaldo Carvalho e produzido por alunos de Comunicação Social da Facitec. Tem como principal objetivo esclarecer dúvidas, mostrar novidades e compartilhar conhecimentos sobre a área publicitária.

 

A equipe Branding busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho, oferecendo uma interação com profissionais firmados no mercado. Entrevistas, referências, textos, links, fotos, tudo isso lhe conduzirá para o universo criativo da Publicidade brasileira. 

 

O Branding também será responsável por concursos como o "Ranking de Criação", "Abertura de Semestre" palestras e bate-papo com os publicitários das agências de Brasília e, quem sabe, do País.

Parceiros

alt

alt

----------------------

feed Assinar RSS

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]






 

Pessoa(s) Online

Vísitas

 

domingo, 31 de maio de 2009

O Encontro - Arte Urbana

A arte urbana sob o olhar de dois países totalmente distintos. Essa é a proposta do projeto "O Encontro - Arte Urbana em Brasília". O evento trás exposições de grafitti e oficinas com vários artistas de rua do Brasil e da França, de 12 de junho a 24 de julho no Centro Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Confira toda a programação no blog do Encontro.




Postagem: Keyane Dias

Marcadores: ,

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Agir agora para o planeta

Como este blog se preocupa com as causas naturais, vira e mexe temos postagens "WWF". Desse vez, a linda fotografia e o bom humor se destacam amarrando "O Conceito". Em caso de emergência você não tem o luxo de ser lento. Agir agora para o planeta. Confira as peças abaixo.




Postagem: Christyan Schneider

Marcadores: ,

Eu uso óculos!!!

Tava fazendo aquele famoso tour matinal no maravilhoso mundo web, e vi essa parada no Brainstorm#9. Vale a pena postar aqui e divulgar pra galera. Sabe aquele lance de "menos é mais", pois então, essas peças foram criadas pela agência belga LG&F para a rede de óticas Oogmerk, com um conceito muito objetivo. A “Get the respect you deserve”, ou seja, use óculos e as pessoas vão te ver com outros olhos.





Postagem
: Christyan Schneider

Marcadores:

Vida de Publicitário

Olá Pessoal! O vídeo abaixo resume bem uma situação clássica vivida por nós publicitários, onde o cliente não sabe o que realmente quer, e acaba querendo colocar todas as suas idéias mirabolantes na campanha.



Postagem: Flávio Wesley

Marcadores:

TIM - Terra Azul

Eaê povo brandiano sem fronteiras! Estreiou ontem o novo comercial da TIM, estrelando nada mais nada menos que os integrantes do Blue Man Group. Ninguém melhor que esses caras para representar modernidade, afinal, eles juntam arte, teatro e música e sempre dão aquele show!




Postagem: Christyan Schneider

Marcadores: ,

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Projeto In-formed

As peças a seguir fazem parte do projeto In-formed, do artista e designer Nadeem Haidary. A idéia é projetar objetos físicos com dados e estatísticas que demonstrem algum protesto. O garfo, por exemplo, simboliza um gráfico com as calorias consumidas em 4 países, uma maneira de protestar contra a fome vivida em muitas nações. Já a torneira, faz uma crítica ao consumo irresposnável da água. Ela tem um compartimento transparente que enche lentamente à medida que é usada.


Via GoodLink
Postagem: Keyane Dias

Marcadores:

Paisagens Neuronais

Parece até coisa de designer, mas não é!!

Essas imagens fazem parte da exposição Paisagens Neuronais, em exibição no Instituto Cervantes de Brasília até 04 de julho.

A mostra, que já passou por cidades como Nova Yorque, Chicago, Rio de Janeiro e Salvador, trás uma série de imagens científicas do sistema nervoso cerebral, captadas por cientistas espanhóis e estrangeiros desde o início do século XX. O intuito é mostrar a proximidade entre arte e ciência.

Vale a pena conferir, são referências de imagens, cores e composições que não se vê facilmente (com certeza, rsrs). Para mais informações acesse aqui.Link

Paisagens Neuronais
De 20/05 até 04/07
Instituto Cervantes - SEPS 707/907 Sul, Conjunto D
Entrada Franca
Postagem: Keyane Dias

Marcadores: , ,

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Chupadas Publicitárias

Todos nós sabemos que para ser um bom publicitário é preciso estar por dentro dos mais variados assuntos, ter um bom nível de conhecimento e um grande leque de referências, sejam elas livros, filmes, músicas e até mesmo campanhas já produzidas.
Alguns profissionais levam “tão a sério” esse lance de tomar campanhas anteriores como referência, que acabam produzindo cópias idênticas das mesmas rsrs... É o que podemos ver em um dos maiores acervos de campanhas chupadas da net, o site Joe La Pompe.


*Algumas até parecem uma mera coincidência, enquanto outras, foram copiadas na maior "cara de pau" mesmo, hehe.

Indicação: Flávio Wesley

Marcadores: ,

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Comercial 7up

Aê galera! Eu na minha pilha de nostalgia estava caçando por propagandas do 7up que passavam aqui na década de 90. Mas, por acaso, acabei pegando essa que achei interessante e resolvi trazer para vocês.

A data da campanha eu fico devendo, confiram abaixo:



Postagem: Marcos Nobre

Marcadores:

Sherlock Holmes - O Filme

Esse forte candidato ao primeiro lugar em bilheteria tem como protagonista Robert Downey Jr, o mesmo protagonista de o Homem de Ferro. Nos EUA, o filme será lançado em dezembro, no dia Natal. Aqui no Brasil somente em 8 janeiro de 2010. Confira o trailler e aguarde:



Postagem: Vini

Marcadores: ,

domingo, 24 de maio de 2009

Concurso cultural "Redondo é Rir da Vida"

A Skol lançou no dia 14 de maio a 2ª fase do concurso cultural "Redondo é Rir da Vida". A criação do projeto é da agência F/Nazca, que criou uma série de vídeos de comédia stand-up com Danillo Gentilli e Rafinha Bastos para divulgar o concurso. A idéia é fazer daquelas situações cotidianas bons motivos para dar umas gargalhadas, assim como a Skol tem explorado em seus anúncios publicitários com o mesmo conceito. Mandem seus vídeos até o dia 5 de junho e participe contando alguma história aparentemente sem graça, mas que sob sua ótica criativa pode se tornar um ótimo case stand-up.
Acesse o site e saiba mais.Link

Postagem: Vini

Marcadores: , , ,

sábado, 23 de maio de 2009

5ª Semana de Comunicação - Facitec

O Branding Interativo é um projeto desvinculado da faculdade, por diversos motivos que não cabe a nós revelar! Mas, de qualquer maneira, toda a equipe é formada por alunos da Facitec, uma singela faculdade localizada no Pistão Sul de Taguatinga! Depois de um semestre inteiro sem eventos - e não foi por falta de tentativas - teremos nessa semana dois dias de palestras, organizadas pelas turmas de Direção de Arte e Tópicos Especiais. Segue então as informações aos nossos amigos de curso.

Atenção colegas discentes da Facitec, nos dias 28 e 29 de maio acontecerá as palestras da 5ª Semana de Comunicação. O tema deste ano é "A Comunicação na era digital" e foi escolhido através de uma enquete disponibilizada no site da "Facinerd's". As palestras serão ministradas nos dois turnos (matutino e noturno) e atenderão aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Confira abaixo a programação e os convidados:

28/05 - Mercado e Tendências da Comunicação na Era Digital

* Matutino:

- Pedro Bonatto - Publicitário especializado em Mídia Digital e assessor no Ministério da Ciência e Tecnologia.
- Cristina Serra - Repórter TV Globo.
- Philipe Siane - Repórter do SBT.

* Noturno:

- Carlos Grillo - Sócio e Diretor de Criação da Agência Casanova Comunicação.
- Sionei Leão - Chefe de Reportagem da TV Web do Jornal de Brasília.

29/05 - O profissional Digital

* Matutino:

- Mateus Braga - Diretor de Arte da Agência Click.
- Daniel Nardin – Jornalista e Assessor de Comunicação do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

*Noturno:

- Mateus Braga - Diretor de Arte da Agência Click.
- Helenise Brant - Gerente Executiva da EBC.
- Taís Braga - Editora do Jornal do On-line do Correio.

Os alunos que assistirem as palestras do início ao fim concorrerão a bolsas de 50% da Funyl. Serão 4 bolsas para cada curso (Atendimento, Direção de Arte, Produção Gráfica, Redação, Mídia e Oficina de Portfólio). Para mais informações acessem o blog da 5ª Semana de Comunicação.

Postagem: Keyane Dias

Marcadores: ,

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Comercial da Laka - anos 80


Postagem: Leandro

Marcadores:

quarta-feira, 20 de maio de 2009

17° Festival de Publicidade de Gramado - A Vanguarda Criativa

Galera brandiana, tenho a honra de fazer este post! Em sua 17° edição, acontecerá entre os dias 3 e 5 de junho o famoso Festival de Publicidade de Gramado, com o tema "A Vanguarda Criativa''. Para debater o assunto, ninguém menos que Washington Olivetto, que já inovou muito nos anos 60, 70 e 80.

Além de Olivetto, já está confirmada a presença de Neal Davies, Rony Rodrigues, Sérgio Gordilho da África, Paulo Secches, Walter Longo (é, aquele mesmo que senta ao lado direito do Roberto Justus em O Aprendiz) e Moacyr Netto da DM9DDB. Lembrando que paralelo ao evento ocorrerá o 4º Prêmio Universitário de Comunicação Social, no Serra Park.

Boa sorte para quem inscreveu as peças no festival! E para quem ainda não reservou um nobre lugarzinho ainda há tempo. Acesse o site e confira.

Postagem: Sanny Saraiva

Marcadores: ,

Youtube Cannes Young Lions - a disputa continua

Aconteceu no fim de semana passado a largada do concurso Youtube Cannes Young Lions. Os participantes tiveram apenas 48 horas após a revelação do briefing para criar um vídeo sobre mudanças climáticas para a ONG Oxfam.
Mas a correria continua, os mais de 1400 participantes têm apenas duas semanas para espalhar seus filmes e conseguir o maior número possível de visualizações. Os vencedores serão divulgados na primeira semana de junho e irão competir no Young Lions Film. Há vários brasileiros na disputa, para conferir os vídeos é só acessar o canal do Youtube Cannes Young Lions. Acesse e dê o seu voto. Só não esqueça de ajudar nossos compatriotas, afinal, é reconhecimento para o nosso País!

*Aproveite e dê sua sugestão de vídeo participante aqui no Branding Interativo.

Postagem: Keyane Dias

Marcadores: ,

segunda-feira, 18 de maio de 2009

156 anos de Reconhecimento

Atrelada a momentos de conquistas pessoais, a DM9DDB lança para a Cerveja Bohemia novos anúncios institucionais. Nas peças abaixo, Santos Dumont e Beethoven são citados como exemplo de conquistas atemporais. Beethoven é homenagiado por 45 minutos pela primeira execução da 9ª Sinfonia, em 7 de maio de 1824. São 185 anos de reconhecimento. Enquanto isso, o anúncio de Santos Dumont relembra a primeira vez que ele pilotou seu 14 Bis por 7 segundos. São 103 anos de reconhecimento.

"Um brinde aos momentos de excelência. Bohemia. Reconhecida há 156 anos".
Uma analogia muito doida!


Postagem: Christyan Schneider

Marcadores: ,

Agência vendendo produto de beleza

Saudações ao povo brandience! Você consegue conceber a idéia de uma agência vendendo produtos de beleza? Não se trata de um cliente comprando os serviços de uma agência, e sim uma agência de publicidade vendendo seus próprios produtos.
A crise econômica veio destruindo os rendimentos de muitos setores da economia mundial. A diversificação foi a solução encontrada para afugentar o fantasma da falência. Fazendo isso, as empresas mudam seu ramo de atuação e começam a investir em outros segmentos. Recentemente a Sid Lee foi somada ao hall dessas empresas. A agência criou e comercializa a marca Functionlab, que conta com mais de 100 produtos, dentre eles cremes para cabelos, pele e unhas. Os profissionais responsáveis tem um enorme know-how, e a compra dos produtos se dá através das respostas do consumidor acerca de sua saúde. Os produtos tem como nome 2 letras que, na embalagem, remetem à representação dos elementos na tabela periódica, conforme mostra a imagem abaixo:



O único ponto de vendas fica na Quinta Avenida em Nova York, na mega store feminina Henri Bendel. Será que vai dar rock essa nova empreitada?

Postagem: Christyan Schneider

Marcadores:

VW Brasília - Retrô

Comercial da VW Brasília, o carro que todos amam!



Postagem: Vini

Marcadores:

domingo, 17 de maio de 2009

TAL como somos

Muitos dizem que para ser publicitário o que menos se precisa estudar é publicidade, ou seja, referências de todos os tipos e lugares são mais que necessárias.

A TAL (Televisión América Latina) é uma rede de comunicação que tem como proposta valorizar os traços culturais e sociais da América Latina, usando como instrumento principal a webtv. São documentários de todos os países latino americanos exibidos em sua versão original. Aqui, no Brasil, a programação também é veiculada em canal aberto pela TV Brasil, mas no site você encontra todos os trabalhos na íntegra.

Pra quem se interessa pela cultura latino americana, ou quem não conhece quase nada, além do Brasil, essa é uma boa e gratuita oportunidade. Sempre é bom conhecer um pouco mais daquilo que somos.

Acesse o site da TAL e confira.

Indicação: Keyane Dias

Marcadores: ,

sábado, 16 de maio de 2009

Fósseis modernos

Já parou pra pensar quão grande é a velocidade com que as coisas se tornam ultrapassadas? O artista Christopher Loke deu uma provinha disso. Aposto que você tem um desses em casa...






Postagem:
Christyan Schneider

Marcadores:

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ação no cinema promove o MSN

Depois do Google invadir a telinha, é a vez do MSN invadir a telona. No meio do trailer de Fast & Furious IV aparece a janelinha pop-up do MSN, com aquele som clássico quando alguém inicia uma conversa. No decorrer do trailer, o filme passa a ser visualizado em uma tela de computador com duas janelas. Uma com o filme, e a outra com uma conversa do projetista paquerando sua namorada! A cena rendeu boas gargalhadas do público.

Ação realizada pela MK2 para promover o acesso ao MSN.


Postagem: Vini

Marcadores: , ,

Tá aqui o meu cartão

Você tá afim de fazer seus cartões de visita?! Que tal pensá-los de forma ecológica!? Como? Muito simples! Basta pegar uns pedacinhos de papel e carimbá-los com as suas informações. Fazendo isso você vai economizar um montão de cartões daqueles milheros que a gente recebe nas empresas e sempre joga fora quando muda de emprego ou função.

A ideia é da Fischer Portugual para uma consultora ambiental. Eu queria um desses e você?


Via Brainstorm9

Postagem: Christyan Schneider

Marcadores:

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Programa Fiz do Zero discute marketing de guerrilha

Navegando na net achei o programa Fiz do Zero, veiculado no site Ideal TV. O programa que indico hoje tem como tema marketing de guerrilha, com uma das primeiras empresas do Brasil que utilizou essa forma de divulgação, a Agência Espalhe.
"Pedro Mello conta a história de pioneirismo de Gustavo Fortes, fundador da agência Espalhe, primeira empresa a focar exclusivamente no marketing de guerrilha. O empresário fala dos desafios que enfrentou ao abrir esse terreno, totalmente inexplorado, no concorrido mercado publicitário brasileiro."

Confiram a entrevista clicando aqui!

Indicação: Marcos Nobre

Marcadores: , ,

Origamão

Para fazer esse origami, basta ter em mãos um outdoor. Isso mesmo, um outdoor. Mas, são necessários 5 dias para dobrar os papéis. Essa é uma dobradura de guerrilha realizada em Mumbai, na Índia, para anunciar a disponibilidade de kits para fazer origami nas lojas Hobby Ideias. Criação da Ogilvy & Mother.






Postagem: Christyan Schneider

Marcadores: ,

Vegetariano come folha

Os vegetarianos se abstêm de carne por diferentes motivos, seja crença, dó dos animais ou simplesmente porque não gostam do sabor. Seja qual for o motivo, eles representam um mercado que cresce cada dia mais. Essa foi uma ação para divulgar o restaurante vegetariano Tibitis, em Zurique. Com o conceito "Comida vegetariana muito, muito fresca". A direção de arte é da Witz.


Link Via QuietGlover

Postagem: Christyan Schneider

Marcadores: ,

Abóboras ao Vento

Tudo que a gente sabia sobre propaganda mas está esquecendo.

Olá galera! Fica aqui uma dica de livro muito bacana. Quem dera que todos os livros de publicidade tivessem um texto tão agradável e divertido como este.

O autor deixa bem claro que no ramo da publicidade o que conta mais é o talento, e não o capital. Através de uma retrospectiva histórica sobre a atividade, o livro nos mostra a evolução do mercado e a importância dos profissionais de cada área dentro da agência. Fala também da rivalidade entre o pessoal do Atendimento e da Criação, e que a cooperação entre ambos é de suma importância para o sucesso do trabalho.

Sinopse
"Abóboras ao Vento traça os caminhos e conceitos da publicidade, desde o Brieffing até a veiculação da campanha. Foi inspirado na mesma expressão 'Abóboras ao Vento', que se refere a comerciais bem produzidos, porém, mal planejados. Aqueles que valorizam mais a beleza e produção do que a mensagem, prejudicando a fixação da marca ou produto. Apesar de relatar experiências pessoais na área de Atendimento, o livro não é autobiográfico. Na verdade é uma visão geral O autor faz uma explanação geral sobre o funcionamento de uma agência de Publicidade. Discorre desde a fase de atendimento, passa pela criação do anúncio, o planejamento, a mídia e vai até a veiculação final da campanha. Evandro Barreto também conta sua experiência como produtor do festival Rock in Rio. Em sua narrativa, Evandro aborda os seguintes aspectos da propaganda: a propaganda como profissão, como negócio, como técnica e como manifestação criativa."

*Quem já leu, deixe seu comentário e indique outros títulos. Mentes criativas estão lotadas de boas referências, indique a sua!!!

Indicação: Flávio Wesley

Marcadores:

O que é contemporâneo pra você?

Essa é a pergunta que a cerveja Zoogami faz no seu website. Você responde à pergunta, o site faz uma busca nos sites da Google e gera um vídeo. Isso mesmo, edição das coisas relacionadas ao que você respondeu em tempo real. Visite o site e confira! Mas, aprecie com moderação.


Postagem:
Christyan Schneider

Marcadores:

Aquecimento Global

Todos têm percebido o calor que tem feito por esses dias... Principalmente aqui em Brasília. Esse cerrado é lindo, mas é quente que dói! Toda vez que tá essa secura dá uma vontade louca de beber uma garrafinha d`água, pode até ser uma Perrier de R$ 7,00. rs

Essa água é um ícone tão forte que chega ao ponto de ser a única água consumida pela família real britânica no Palácio de Buckingham. Nessa campanha, o mundo está derretendo de tanto calor, e a única solução é um gole dessa Perrier.


A criação é da Ogilvy Paris.




Postagem: Christyan Schneider

Marcadores:

terça-feira, 12 de maio de 2009

Prêmio de Mídia Estadão


Atenção universitários. Mais uma chance de respirar os ares do maior festival de publicidade do mundo! Com o objetivo de incentivar os novos talentos e valorizar a produção de trabalhos sobre Comunicação, o jornal O Estado de S. Paulo promove o Prêmio de Mídia Estadão.

O prêmio, que conta com o apoio do Grupo de Mídia de São Paulo, se destina a dois públicos distintos: profissionais de Comunicação (Mídias de agências de publicidade, anunciantes ou pesquisadores) e estudantes universitários. Os estudantes que participarem concorrem a uma viagem para o Festival de Cannes, que acontece entre os dias 21 e 27 de junho, na França. Sem dúvida é uma bela oportunidade para quem ainda está começando a viver a realidade do mercado. Não percam o prazo de inscrições.

Regulamento e informações detalhadas você confere no site da premiação.Link
Postagem: Sanny Saraiva

Marcadores: ,

E se não existisse a tipografia?

Esse sempre foi um tema recorrente na publicidade e no design. A escolha certa das fontes pode exaltar ou afundar um trabalho. E foi com esse conceito de catástrofe, que a Contrapunto BBDO, da Espanha, criou essa coisa de louco aí embaixo para divuldar o Curso de tipografia da Complot - Escuela de Creativos.


Postagem: Christyan Schneider

Marcadores:

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O projeto das sombras

Tem gente não não confia na própria sombra... Imagina se eles tivessem uma sobra com vida própria... Belo trabalho da artista Katie Sokoler, formulado em papel preto fixado nas paredes e as calçadas do Brooklyn. Ela espera o momento certo e então, FLASH!! Bate a foto correspondente à sombra.

É uma intervenção que não denigre, ofende ou destrói o patrimônio e a identidade de ninguém. Pelo contrário, enche as ruas de alegria e bom humor.





Postagem: Christyan Schneider

Marcadores:

::Branding 2008 - Theme: Gears by Marcos Nobre