Um projeto idealizado pelo professor Ronaldo Carvalho e produzido por alunos de Comunicação Social da Facitec. Tem como principal objetivo esclarecer dúvidas, mostrar novidades e compartilhar conhecimentos sobre a área publicitária.

 

A equipe Branding busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho, oferecendo uma interação com profissionais firmados no mercado. Entrevistas, referências, textos, links, fotos, tudo isso lhe conduzirá para o universo criativo da Publicidade brasileira. 

 

O Branding também será responsável por concursos como o "Ranking de Criação", "Abertura de Semestre" palestras e bate-papo com os publicitários das agências de Brasília e, quem sabe, do País.

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sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Direção de arte, o que é?

Bem, creio que todos os que entram no mundo da publicidade desejam ir direto para a criação, simplesmente por pensar que a publicidade não tem especialidades. Por isso creio que a direção de arte é a parte que todos têm vontade de seguir no início do curso. Mas afinal, o que é direção de arte?


Se alguém entra para a fantástica fábrica da publicidade pensando ser a direção de arte a parte “simples” da publicidade, cometem um grande engano. O diretor de arte é o responsável pelo uso criativo das partes gráficas e por manter o estilo da agência nos “jobs”. Ele pode melhorá-las ou aumentar muito seu conceito. Ele é um profissional antenado em várias áreas gráficas, artísticas, fotográficas e de audiovisual. Tendo como parceiro um redator.


De início esse profissional deve manter o bom gosto. Ter um bom conhecimento de artes, saber aliar cores a sensações com habilidade, compreender bastante de design e do uso dos conceitos gráficos. Além de saber utilizar com eficácia imagens, referências, estética, desenhos, programas de edição de imagem, cinema, fotografia e tudo que vá auxiliar na produção das peças, alavancar a campanha e, por conseqüência, às vendas do cliente final. Sempre se valendo da criatividade e de conceitos estéticos.


Notem como a direção de arte é importante nas peças abaixo.




Essa campanha foi premiada com o Leão de Bronze em Cannes 2007. Nos anúncios têm escrito “Wires Are Under Extinction. DVD Theater Panasonic. Now Wireless”. (Fios estão em extinção. DVD Theater Panasonic. Agora sem fio).

Matéria: Kaio Nunes

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4 Comentários:

Blogger Andre Brazoli disse...

Por incrivel que pareça não entrei na publicidade para ser diretor de arte, sempre quis ser design, mas para criar algo sou meio que ruim.

Foi então que tento aulas com o Fernando Freitas de Introdução a Publicidade que vi que meu ramo é redator. Tenho um blog a algum tempo e sempre gostei de escrever.

Muito boa as peças, cheguei a vê-las um tempo atrás.

Belo designer de template, outro dia vi um outro. rs Muito bom mesmo.

15 de novembro de 2008 às 00:34  
Blogger Marcos Nobre disse...

Eu entrei pensando em fazer D.A mesmo, só não sabia q o nome era direção de arte, ai quando me falaram isso, achei o termo mó bonito "vou ser um Diretor de arte", mas nesse semestre to curtindo redação pra caramba, mas ainda acho q minhas raizes estão na D.A mesmo.

Valeu ai pelo comentário brother, espero te ver aqui mais vezes =]!

15 de novembro de 2008 às 01:19  
Blogger Largado Stilo Nobre disse...

Pô! eu sempre tive vontade de ser da criação. Não sabia nem por onde começava, mas tinha na ponta da lingua, "quero ser criação". Hoje vejo uma agência como um corpo, e todos os setores, são os menbros desse corpo, é incrível como tem que existir uma armonia grande pra que esse corpo possa se movimentar e andar. No Branding você conhece esse "corpo" que é a Agência. Aqui é um desses "menbros" pois temos ligações com agências. Tire suas dúvidas. Participe!

15 de novembro de 2008 às 02:05  
Anonymous Anônimo disse...

Salve Galera!
A criação sempre foi o meu foco, há muito tempo, é uma área que desperta muito o interesse de qualquer um que entra em um curso de publicidade. Grande parte dessas pessoas, porém, acabam abandonando essa idéia quando vêem que o processo criativo vai além do que se imaginava, sobretudo por passar a conhecer outras áreas interessantes.
Continuo firme na idéia da criação pois esse processo criativo sempre foi muito familiar para mim e nas aulas de criatividade tenho visto que aprendi a potencializar ainda mais isso! As outras áreas de interesse são redação publicitária e atendimento, são duas áreas que vêm me cativando uma vez que adoro redação e já trabalho há algum tempo com atendimento, não na publicidade.
O mais interessante de todo esse processo é a nossa convergência natural para algumas áreas tão logo aprendemos sobre elas por isso eu sempre procuro me manter a um certo nível de neutralidade pois ninguém garante que eu não possa me interessar mais por uma outra área porquanto o curso corre.

15 de novembro de 2008 às 19:58  

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