Um projeto idealizado pelo professor Ronaldo Carvalho e produzido por alunos de Comunicação Social da Facitec. Tem como principal objetivo esclarecer dúvidas, mostrar novidades e compartilhar conhecimentos sobre a área publicitária.

 

A equipe Branding busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho, oferecendo uma interação com profissionais firmados no mercado. Entrevistas, referências, textos, links, fotos, tudo isso lhe conduzirá para o universo criativo da Publicidade brasileira. 

 

O Branding também será responsável por concursos como o "Ranking de Criação", "Abertura de Semestre" palestras e bate-papo com os publicitários das agências de Brasília e, quem sabe, do País.

Parceiros

alt

alt

----------------------

feed Assinar RSS

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]






 

Pessoa(s) Online

Vísitas

 

terça-feira, 10 de março de 2009

Entrevista com Renata Cabral - Netmídia (Goiânia)

Renata Cabral é redatora e diretora de criação da Netmídia Propaganda, em Goiânia.

Branding: Conte, resumidamente, a sua trajetória no mercado publicitário.
Renata: Minha trajetória dentro do mercado publicitário é meio engraçada. Comecei estagiando na área de produção na Identidade Comunicação (uma agência de médio porte aqui de Goiânia). Não aguentei 3 meses. Cheguei em um dos donos, que era o diretor de criação, e falei que preferia sair já que me sentia deslocada. Ele me perguntou o que eu gostaria de fazer e eu, sem nem pensar, disse: escrever! Mas como eu nunca tinha trabalhado em agência, ele me pediu pra ver algo que eu havia escrito. Novamente, sem titubear, mostrei um dos meus contos. Começou ali, naquele exato momento, minha carreira como redatora. De lá pra cá já se vão quase 8 anos! Depois da Identidade, trabalhei na Sumo Propaganda, na Type, na TTA e, atualmente, estou na Netmídia Propaganda.

Branding: Quais as barreiras que um profissional publicitário deve superar para ser um bom redator?
Renata: Acho que a primeira grande barreira a ser superada é um mal que acomete os brasileiros de uma forma geral: a falta de leitura. Pode parecer básico, mas é verdadeiro: escreve bem quem lê bem. Um bom redator precisa ter uma escrita dinâmica, um estilo diferenciado. E isso só se consegue lendo, e lendo muito. Outra grande barreira a ser enfrentada é o comodismo. É preciso ir além da idéia pronta. É preciso ter coragem para ousar, para ser diferente. Mas sempre tendo em foco um objetivo básico: vender o produto do seu cliente.

Branding: Vocês possuem clientes que não são de Goiânia? Existe muita diferença entre eles?
Renata: Atualmente atendemos a clientes de Goiás, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Como em todos os casos, atendemos contas de varejo, a diferença entre eles é mínima. Na verdade, na maior parte do tempo, o que muda é o estilo de cada um: alguns são mais agressivos, outros mais tradicionais. Alguns compram idéias mais criativas, outros preferem o feijão com arroz.

Branding: Você acredita que as faculdades e universidades de Goiânia têm priorizado o lado prático da formação publicitária ou permanecem oferecendo apenas a teoria?
Renata: Pode parecer meio estranho o que eu vou dizer, mas eu sou uma das maiores defensoras do ensino da teoria nas faculdades! História da arte, sociologia, psicologia do consumidor, na hora em que se está cursando essas matérias não dá pra ver onde elas serão usadas. Porém, na prática são elas que direcionam os pensamentos criativos e dão base para as melhores idéias. O que eu sinto hoje é que as faculdades se preocupam demais com o como fazer (prática) e se esquecem que ensinar a pensar, principalmente na nossa área, é muito mais importante.

Branding: Como são as oportunidades para entrar no mercado de Goiânia?
Renata: Como em todos os lugares do Brasil: para os bons, há sempre espaço! Muito se fala sobre a saturação do mercado, mas o que eu vejo é que aqueles profissionais que sabem o que querem e cumprem bem o seu papel, estão sempre empregados.

Branding: Por fim, deixe um recado para a galera que acessa o Branding Interativo.
Renata: Aproveitem ao máximo o tempo da faculdade. Aprendam tudo o que puderem e corram atrás de um estágio assim que possível. Conseguindo um, sejam verdadeiras esponjas - sugando tudo o que o ambiente de uma agência oferece. Além disso, procurem ter uma vida pessoal intensa. Ir ao cinema, à feira-livre, pegar ônibus, ler, ouvir música - na hora em que você for criar, tudo isso será imprescindìvel.


Conheça a Netmídia: www.netmidiapropaganda.com.br/

Entrevista: Keyane e Vini

Marcadores: , ,

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Gostei muito da entrevista!

Pensando bem, a teoria ajuda muito mesmo. Pra ter criatividade é preciso ter algo na cebeça né....

3 de abril de 2009 às 16:12  
Blogger Paulo Zarat disse...

Tomara que a molecada toda leia a entrevista. Mais livros e menos photoshop. Parabéns

12 de maio de 2009 às 15:36  
Blogger Unknown disse...

Renata, você ficou sabendo da Jornada Científica da UCG ? Aconteceu semana passada e abordou muito a importância da teoria e abordagem humanística na comunicação e marketing.

Não vou me esquecer jamais da palestra do Prof. Luis Signates. O nome do painel era: Nada mais prático que a sabedoria.

Que tal um bate papo para discutirmos mais sobre o assunto? Você parace ser uma pessoa que pode me dar umas dicas de mercado ;)

Abração!

Beto - aoroberto@gmail.com

12 de maio de 2009 às 23:16  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

::Branding 2008 - Theme: Gears by Marcos Nobre