BRANDING, UM PROJETO DE PAIXÃO
“Publicidade só faz quem gosta, e só vence quem ama.”
Alexander Alencar
Redator publicitário
Giacometti – Brasília
PROJETO BRANDING
Mais que um canal eficiente de ligação com o Mercado, este é um projeto de paixão. Um espaço importante de vivência e participação. Tem como objetivo compreender o dia a dia das agências de propaganda e conhecer o perfil dos grandes publicitários. Sentir-se próximo ao mundo fascinante da publicidade é uma maneira eficiente de despertar paixões pela área. A conseqüência esperada é uma dedicação maior dos alunos aos assuntos do curso de publicidade da FACITEC.
1) ANTECEDENTES
Há dois anos os alunos do curso de Comunicação Social da FACITEC demonstram possuir potencial diferenciado. São pessoas com muita vontade de crescer e conquistar espaço na profissão, mas têm carência de contatos mais fortes com o Mercado.
2) A IDÉIA
Por ser professor da disciplina CRIATIVIDADE, tive a oportunidade de acompanhar e estimular a produção criativa dos alunos da faculdade. Sempre considerei o resultado surpreendente, o que me estimulou a desenvolver o primeiro projeto extra-sala, o RANKING DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA.
O sucesso do Ranking estimula vôos maiores. Assim, decidi criar um projeto maior, que estimulasse a criatividade dos alunos da faculdade e também os aproximasse da realidade do mercado de comunicação, aumentando suas possibilidades de empregabilidade.
3) DESCRIÇAO DO PROJETO
O PROJETO BRANDING possui duas estratégias, uma presencial e outra on-line. A presencial é constituída de palestras, visitas às agencias, concursos de criação publicitária (RANKING), exposição publicitária e análise de portfólios.
A estratégia on-line está baseada, inicialmente, num blog (http://www.brandinginterativo.blogspot.com/). O objetivo da estratégia é alcançar o máximo possível de interatividade com os alunos dos cursos de publicidade e de jornalismo. Serão estimuladas as participações com perguntas, artigos, pensamentos, dúvidas, material pesquisado, vídeos e fotos.
O grupo BRANDING é responsável em administrar o blog. Assim, dúvidas postadas pelos alunos serão respondidas pelos maiores profissionais de Brasília contatados pelo grupo.
4) VANTAGENS PARA OS ALUNOS
Em dez anos como professor universitário, constato que os alunos sofrem com uma opinião de que o mercado está muito longe de sua realidade. Sofrem também com uma perspectiva negativa de dificuldade extrema em conseguir espaço na profissão. Estes dois fatores desestimulam o aluno a se dedicar por completo ao curso, em metas e planos.
A partir do momento em que ele tem um contato maior, ele percebe áreas de interesse, compartilha dúvidas, anseios, descobertas e fascínios. A consequente participação nas matérias será proporcional.
5) VANTAGENS PARA FACITEC
A Faculdade tem interesse em desenvolver seu processo pedagógico da forma mais tranqüila e produtiva possível, de maneira com que o curso de Comunicação Social seja visto como eficiente e de reconhecida empregabilidade. Este projeto enriquecerá a discussão em sala de aula e a relação professor/aluno/instituição tornando-a mais prazerosa e dinâmica.
Um dos planos do PROJETO BRANDING é estimular a criação de vídeos didáticos para auxiliar os professores em sua tarefa em sala. Além do fator de não haver nenhuma espécie de ônus à FACITEC, nem necessidade de nenhum funcionário dispor de seu tempo e esforço para realização. As atividades serão coordenadas por mim e realizadas pelos alunos.
Dezenas de contatos com profissionais de agências, fornecedores, gráficas e produtoras já foram iniciados, atualmente a lista conta com 27 nomes. Esses profissionais contatados, denominados colaboradores/parceiros, garantem total apoio ao projeto. A opinião unânime de alunos e professores considera o Branding um projeto diferenciado, útil e de resultado positivo garantido. Até o fim de 2008, o grupo espera já ter entrevistado pelo menos 80% dos colaboradores.
A equipe do projeto é composta por um professor e dez alunos de semestres diversos. As atividades serão abertas às participações de todos os demais alunos e professores do curso. Quatro professores já manifestaram interesse de participação direta e constante, visto que o contato com estes temas atuais são importantes para a atualização dos profissionais de ensino.
A maior participação dos alunos será estimulada nos intervalos do turno da manhã e da noite. Ali, o grupo executor tirará uma foto do aluno, além de coletar seu nome, semestre, área de interesse na publicidade e a sua dúvida/participação. No mesmo dia, este material será postado no blog para que um dos profissionais colaboradores/parceiros responda e comente o que o aluno perguntou.
Marcadores: Projeto
5 Comentários:
Muito bom esse projeto, estava achandoa facul muito parada para este curso, mas agora a coisa anda, a ranking tinha parado, já conversava com algumas pessoas que estavam a frente da organização do Ranking, vamos ver se o povo novo igual a eu se animam mais ainda pela publicidade, principalmente o povo do primeiro semestre noturno da minha turma.
Grande Ronaldão! Estamos juntos nessa ai! Parabés pela iniciativa!
Em nome da Equipe Branding eu agradeço a todos os leitores do blog!
"Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também agir". Esta frase sintetiza esta iniciativa. Ficar reclamando que o "outro" não faz é muito fácil, mas pelo que exemplo do professor Ronaldo, fazer não é difícil. Parabéns professor e parabéns à galera seguidora deste grande talento. Nada me surpreende. Sempre acreditei que a FACITEC têm grandes talentos. Mas lembrem-se: O êxito é fácil de obter. O difícl é mantê-lo.
Sucesso!
Oi Prof. Ronaldo,
Uma idéia como essa, brilhante, só poderia partir de um profissional dinâmico e altruísta como você! Sabemos que o corpo discente da FACITEC promete muito, porém, são necessárias iniciativas como a sua para diminuir a distância que há entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho. Tenho certeza que o brandinginterativo vai decolar. Será uma ferramenta importante que dará suporte e ao mesmo tempo servirá de inspiração para novos projetos ligados às áreas de comunicação.
Com este espaço e o seu empenho, todos sairão ganhando, nós tu e eles. rs.
Um abraço.
Sandra
PUP 05 - Noturno
PS: "Para que o Mal triunfe, basta que os Bons não façam nada." Edmund Burke
Isso aí diz tudo né?
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial