Um projeto idealizado pelo professor Ronaldo Carvalho e produzido por alunos de Comunicação Social da Facitec. Tem como principal objetivo esclarecer dúvidas, mostrar novidades e compartilhar conhecimentos sobre a área publicitária.

 

A equipe Branding busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho, oferecendo uma interação com profissionais firmados no mercado. Entrevistas, referências, textos, links, fotos, tudo isso lhe conduzirá para o universo criativo da Publicidade brasileira. 

 

O Branding também será responsável por concursos como o "Ranking de Criação", "Abertura de Semestre" palestras e bate-papo com os publicitários das agências de Brasília e, quem sabe, do País.

Parceiros

alt

alt

----------------------

feed Assinar RSS

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]






 

Pessoa(s) Online

Vísitas

 

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Entrevista na Matriz Comunicação

A Matriz Comunicação é a Agência Júnior de Publicidade da Universidade Católica de Brasília. O Branding foi até lá e entrevistou a estudante do 7º semestre de Publicidade, Shize Micaelle, que há três meses trabalha com Planejamento na Matriz.


Branding: Como é o trabalho de Planejamento na Matriz?

Shize: O Planejamento faz todo o estudo para a agência depois o briefing do cliente. Após este estudo, o Plano de Marketing é apresentado para toda a agência, onde são feito alguns ajustes, e logo depois acontece a apresentação do Planejamento de Campanha para o cliente. Claro, que cada apresentação tem sua maneira própria. Para a agência é passada a situação real, sem nenhuma restrição. Já para o cliente, são mostradas as coisas positivas, de que maneira ele pode melhorar e como será toda a campanha publicitária, ou seja, a área de Planejamento irá prever e idealizar as vontades do cliente. É importante durante esta apresentação ter a presença de, pelo menos, uma pessoa de cada área da agência. É essencial fazer uma visita in loco, tanto no cliente como na concorrência, para se ter um estudo detalhado. A agência tem que se adaptar ao cliente.

Branding: O que é necessário para ser um profissional de Planejamento?

Shize: O Planejamento está entre a Mídia e o Atendimento, é a junção dos três. Muitas vezes todo o Plano de Marketing é barrado na Mídia por causa dos custos. Logo, para trabalhar com Planejamento, deve-se ter noção de Mídia, como também de Atendimento, uma vez que estará sempre em contato com o cliente. O profissional de Planejamento deve possuir, essencialmente, visão empreendedora e um bom relacionamento interpessoal. Precisa gostar de ler e do trabalho de pesquisa, que deve ser feito muito além da internet. A web é uma ótima ferramenta, mas prender-se somente a ela limita todo o trabalho de pesquisa.

Branding: Você está à frente da pesquisa para a Matriz 10 anos. Como é o processo de trabalho dessa pesquisa?

Shize: Estou buscando toda a história da Matriz nestes 10 anos, desde a idéia inicial até hoje. O trabalho é buscar informações e falar com todos que passaram pela Matriz, até mesmo aqueles que ficaram apenas um ou dois meses. A pesquisa também é feita nos registros em foto e vídeo da faculdade e, ainda, com colaboradores e professores. O mais interessante desse processo será a oportunidade dos estagiários atuais da Matriz conhecerem como tudo começou, participarem do resgate da história da nossa agência, e também se relacionar com os ex-matrizes que hoje são profissionais bem colocados no mercado de trabalho.

Branding: Como você vê o perfil e a visão dos estudantes de publicidade?

Shize: A visão da Publicidade já começa distorcida no ensino médio, onde os estudantes acham que o curso é para vagabundo e que é preciso apenas ser criativo. Na universidade o comportamento é semelhante ao ensino médio, não acontece discussão e os alunos ficam presos somente no conteúdo de sala. Têm estudantes que chegam no 3º semestre e não sabem nem o que cada área faz dentro de uma agência. Isso á realmente preocupante.

Branding: Como melhorar o desempenho durante o curso?

Shize: O que falta é amadurecimento, conhecimento e busca por várias referências. Nós, estudantes de Publicidade, devemos buscar conhecimento prático fora da sala de aula, onde muitos professores passam somente aquela teoria básica. E, principalmente, ir á procura de um estágio, pois é muito importante esse contato direto com o mercado. O que mais preocupa na realidade de muitos alunos é o fato de se formarem sem nunca terem entrado em uma agência, sem saber como funciona na prática cada área, nem que seja uma visita durante um dos trabalhos de faculdade.

Branding: Qual a importância de um projeto como o Branding?


Shize:A importância do blog não é apenas aproximar os estudantes do mercado, mas, principalmente, disseminar o que é a Publicidade de fato, inclusive para os calouros que conferem o que se pode fazer. Este trabalho mostra que temos que deixar de ser egoístas e compartilhar o que se aprende. Se existem estudantes despreparados é porque não tiveram interesse ou oportunidades de ver nem ao menos um blog. O Branding é um estímulo e um incentivo para que as pessoas conheçam a publicidade. Este blog poderá ajudar na decisão de muitos.

Site da Matriz: http://www.matrizcomunicacao.com.br/

Entrevista:
Vini e Keyane

Marcadores: ,

2 Comentários:

Blogger Andre Brazoli disse...

A entrevista está muito massa, conheci agora um pouco mais sobre planejamento.

Mas falta um coisa que desde a ultima entrevista com o Duda da Magneto tenho notado, falta o link para os sites ou algum outro meio para conhecermos mais sobre a agência ou coisa do genero. Fica a dica para as proximas.

25 de dezembro de 2008 às 17:11  
Anonymous Anônimo disse...

Colocamos o link Mithz, Paz Brody

23 de janeiro de 2009 às 18:42  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

::Branding 2008 - Theme: Gears by Marcos Nobre