Um projeto idealizado pelo professor Ronaldo Carvalho e produzido por alunos de Comunicação Social da Facitec. Tem como principal objetivo esclarecer dúvidas, mostrar novidades e compartilhar conhecimentos sobre a área publicitária.

 

A equipe Branding busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho, oferecendo uma interação com profissionais firmados no mercado. Entrevistas, referências, textos, links, fotos, tudo isso lhe conduzirá para o universo criativo da Publicidade brasileira. 

 

O Branding também será responsável por concursos como o "Ranking de Criação", "Abertura de Semestre" palestras e bate-papo com os publicitários das agências de Brasília e, quem sabe, do País.

Parceiros

alt

alt

----------------------

feed Assinar RSS

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]






 

Pessoa(s) Online

Vísitas

 

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Entrevista com Mauro Sérgio, o criador do PSV


Iae galera! Trago hoje uma entrevista com Mauro Sérgio, redator há mais de 5 anos. Mauro é vencedor de alguns prêmios pela agência APP - Ribeirão e já trabalhou em várias agências de SP, estando hoje na Nobre Propaganda de Londrina/PR, o cara é meio nômade mesmo :).

Ele é um dos criadores do site Portfólio Sem Vergonha (se não conhece, tá dando bobeira, porque o site é filé).

Branding - De onde surgiu a idéia de criar o PSV?

Mauro: O PSV surgiu numa tarde de insatisfação geral na minha ex-agência. Estávamos os quatro da criação amargurados com mais uma campanha que ia pra gaveta ou para o nosso portfólio. Foi aí que pensamos na possibilidade de aprimorar uma idéia interessante que havia no orkut: uma comunidade soltava briefs semanais aos membros, estes criavam suas peças e posteriormente as julgavam. Mas era tudo muito desorganizado.
Aí os meus amigos de criação aceitaram o desafio de me ajudar na criação da comunidade Portfolio Sem Vergonha. O nome foi um acidente de percurso que ficou perfeito principalmente quando virou siglas. Menos de um mês depois de criada a comunidade, já tínhamos quase 100 membros mais os dois blogs ainda no Blogspot. Após três meses, já começávamos a montar o site, mas agora no Wordpress. A partir do brief de número 5 lançávamos o site www.psvsite.com.

Branding - Qual a importância do PSV para os participantes do site?

Mauro: Creio que o PSV é essencial tanto para estudantes quanto para profissionais. Há muita aprendizagem, networking, possibilidade de ver e ser visto e o principal: a oportunidade de montar uma pasta ou portfólio realmente bacana. A faculdade até que tenta incentivar, mas isso não está em sua base.
Por isso, eu vejo o PSV como uma verdadeira aula de criação publicitária, onde você cria pensando em mostrar o seu talento, a sua capacidade de ver além, de explorar e até de errar pelo excesso de engenhosidade.
No dia a dia, descobrimos que a realidade não é só criar pensando em prêmios, mas até entrar numa agência é preciso mostrar que suas peças, quem sabe, são capazes de caçar uns leõezinhos.
Por isso o PSV valoriza a criação de peças que caibam maravilhosamente bem nos portfólios.

Branding - O Branding é um projeto que tenta aproximar os alunos do mercado publicitário, como você analisa esse tipo de projeto?

Mauro: Conheci o site por meio do Marcos Nobre, que auxilia o PSV com as postagens, e gostei muito. Creio que toda iniciativa que valoriza a formação acadêmica e profissional é bem-vinda e o Branding parece muito bem posicionado, trazendo dicas de livros, entrevistas, eventos etc. Muito legal!

Branding - Qual a maior dificuldade que você vê para o estudante de publicidade conseguir entrar no mercado de trabalho?

Mauro: Creio que o problema está na falta de definição da área em que o estudante pretende atuar. A maioria começa a curso querendo ser criativo, depois vê que não é bem isso e se apaixona por mídia, planejamento, ou ainda faz o curso aprendendo o que der e quando sai não tem foco em nada. Nisso o estágio pode ajudar bastante. Quanto mais cedo saber o que se quer fazer, melhor.

Branding - Quais as barreiras que um profissional da sua área deve vencer para ser um bom redator?

Mauro: A principal barreira é a da oportunidade. O meio é restrito, os bons estão empregados e com a experiência adquirida, se recolocam com certa facilidade. Já os novos precisam começar. E isso é uma barreira e tanto pra quem não tem experiência e um portfólio razoável.

Branding - Valeu pela entrevista, muito bom contar com a sua participação no nosso blog e por favor deixe um recado para galera do Branding que curte muito o seu site.

Mauro: Ao pessoal do Branding, deixo aqui a minha satisfação em ter participado do blog. Muito obrigado pela oportunidade.
Aos leitores, o convite de que arrisquem umas peças fantasmas no site mais sem-vergonha do país: http://www.psvsite.com/
Abraços.

That's all folks! Aguardo os comentários de vocês :)

Entrevista: Marcos Nobre

Marcadores: , ,

6 Comentários:

Blogger Andre Brazoli disse...

Muito massa a entrevista, estou conhecendo aos poucos o PSV, ainda pretendo um dia deixa a minha marca em algum brief, mas ainda acho que tenho que aprender um bocado.

9 de dezembro de 2008 às 17:55  
Blogger Iasnara disse...

Caraca, sou suspeita, afinal o sem vergonha do Maurão tá me jogando no mercado.
Mas, já que pra comentar... Blogs pra leitura de cases e pro blablá dos bambambans publicitários têm aos quilos. Agora, espaço pra colocar a mão na massa, dar a cara à tapa e mostrar pro deslumbrado universitário como a coisa funciona, só PSV.
Quem sonha com criação e anda com vergonha de assumir a escolha, devia desencanar, entrar (pelo menos) no grupo de discussão do PSV e sacar como se monta um portifa profi, antes de meter qualquer pastinha debaixo do braço.

#prontofalei.

9 de dezembro de 2008 às 20:23  
Blogger Alessandro Palermo disse...

Mas tá muito mala mesmo viu...hehehe
Parabéns, Maurão! O PSV é uma puta sacada mesmo!
Abs.

10 de dezembro de 2008 às 11:24  
Blogger Christyan Schneider disse...

Excelente entrevista! Muito obrigado por participar Maurão! Abraços!

11 de dezembro de 2008 às 16:18  
Blogger Christyan Schneider disse...

Excelente entrevista! Muito obrigado por participar Maurão! Abraços!

11 de dezembro de 2008 às 16:18  
Blogger Unknown disse...

Poxa excelente blog....e claro entrevista e site muito bacanas!!!!

30 de dezembro de 2008 às 23:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

::Branding 2008 - Theme: Gears by Marcos Nobre