É triste e muitas vezes patético ouvir comentários do tipo: “jornalismo, que curso de merda!!”. Ou ainda, “publicidade, claro que não!!”. É uma guerra sem sentido e sem causa. Será que não vemos que publicidade e jornalismo caminham juntos? E isso não é novidade nenhuma. As duas áreas se desenvolveram a partir da mesma técnica: os tipos móveis de Gutenberg. A partir daí, mesmo com toda tecnologia hoje disponível, jornalismo e publicidade não seguiram caminhos muito diferentes. Claro que cada um tem sua linguagem e seu objetivo específico. Mas, os dois coexistem no mesmo espaço.
Imagine os milhares de anúncios não publicados se não existissem as páginas de revistas e de jornais. Imagine agora do que sobreviveriam os jornais sem seus anunciantes. Difícil não? Mas é a verdade. A segmentação, (Capricho para jovens, Marie Claire para mulheres, por exemplo), veio só aumentar a relação entre esses dois ramos de comunicação. Com isso, publicitários e jornalistas especializados em determinado público dividem juntos o mesmo veículo de mídia e o mesmo patrão.
É meus “caros amigos”, em “meio e mensagem” nos esbarraremos sempre por aí. Para a tristeza de muitos e alegria de poucos.
Matéria: Keyane
Marcadores: News
1 Comentários:
Amém =D
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial